Concluido

Matrícula ordinaria: 110 €

Matrícula reducida: 100 € (Miembros de la comunidad universitaria de la UBU)

Modalidad y calendario

MODALIDAD ONLINE Formación online a través de la Plataforma UBUvirtual

  • Fecha inicio:
    27/03/2018
  • Fecha fin:
    15/04/2018

Objetivos

  • Familiarizar o aluno com os conceitos relativos à fotogrametria.
  • Introduzir os alunos nas técnicas de planificação e obtenção fotográfica para um correto levantamento fotogramétrico.
  • Conhecimento do uso de software 123D Catch, ARC3D y Photoscan para gerar modelos 3D com precisão.
  • Geração de ortofotos, desenhos arqueológicos, toma de medidas e georreferenciação a partir dos nossos modelos 3D. Usando Blender, AutoCad e Acrobat Reader.
  • Reconstrução das partes perdidas do nosso modelo 3D assim como do seu contexto histórico de forma gráfica. Usando Blender.
  • Difusão dos resultados. Usando plataformas web como p3d.in ou sketchfab.com que nos permitam acoplar os nossos modelos 3D aos nossos blogues e páginas web.

Dirigido a:

  • Estudantes das licenciaturas de Arqueologia, Arquitectura, Geografia, História, Meio Ambiente e Biologia.
  • Estudantes de Mestrado em Arqueologia, Arquitectura, Geografia, Topografia, Engenharia em Geodésia e Meio Ambiente.
  • Profissionais na área da Arqueologia, Arquitectura, Geografia, Meio Ambiente, Urbanismo, Engenharia e Topografia.
  • Estudantes de Bacharelado e qualquer pessoa em aprendizagem nos sistemas de informação geográfica, em qualquer das suas potenciais aplicações.

 

Programa

30 horas

  • HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DA FOTOGRAMETRIA
  • A CAPTURA DE CONTEÚDOS
  • A GERAÇÃO DO MODELO 3D (I)
  • A GERAÇÃO DO MODELO 3D (II)
  • EDIÇÃO DO MODELO 3D
  • APRESENTAÇÃO DO MODELO 3D

Profesorado

Director del Curso:

Luis Campos Paulo, Mestre em Arqueologia Medieval (islâmica), Pós-graduado em Museologia e especialização em Antropologia Física.

Ponentes:

Pablo Serrano Basterra, Licenciado em Direito e Especialista Universitário em  Virtualização do Património.

Luís Campos Paulo, Mestre em Arqueologia Medieval (islâmica), Pós-graduado em Museologia e especialização em Antropologia Física.

Iván Díaz San Millán, Mestre em Arqueologia e Prehistoria (UC).

Finalidad

Durante o curso abordaremos, como forma de contextualização, uma síntese da história e dos objetivos desta técnica, assim como, a comparação das suas vantagens e inconvenientes em relação a outras técnicas. O formato do curso está pensado para que a aprendizagem do aluno seja eminentemente prática, focando-se o curso fundamentalmente na utilização de software livre e gratuito, sem esquecer outras ferramentas comerciais com as quais podem levar a cabo os seus projetos.

Deste modo, são fornecidos conhecimentos básicos para que o aluno possa começar a explorar o uso desta técnica de forma científica abrindo-se um mundo de possibilidades na hora de levar a cabo a sua profissão e conseguindo assim umas capacidades tremendamente apreciadas na atualidade.

Requisitos de acceso

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS

  • Dispor de uma conexão à Internet adequada por ADSL ou similar (sendo preferível a conexão por cabo a sistemas WiFi, ainda que isso não é determinante).
  • Ter um PC ou portátil que disponha de dispositivos de áudio e vídeo, necessitamos de uma câmara de vídeo e um microfone que funcionem corretamente.
  • Requisitos mínimos do PC: 32 bit dual core 2Ghz CPU; 2 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica de 256MB. Requisitos recomendados do PC:64 bit quad core CPU; 8 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica Nvidia 1GB RAM.
  • Ter uma conta de correio Gmail e um perfil no Google +. Aliás, no início do curso, o participante deve de se certificar de que o seu sistema de videoconferência (Hangout) no Google + funciona corretamente.​
Solicita más información

Completa el siguiente formulario para recibir más información sobre nuestros cursos.