Concluido

Matrícula ordinaria:  Personas interesadas 110 €

Matrícula reducida: Miembros de la comunidad universitaria de la UBU 100 €

Modalidad y calendario

MODALIDAD ONLINE Formación online a través de la Plataforma UBUvirtual

  • Fecha inicio:
    29/05/2018
  • Fecha fin:
    17/06/2018

Objetivos

-Familiarizar o aluno com o conceito de reconstrução virtual.

-Ensinar ao aluno o desenho e a planificação de uma hipótese reconstrutiva.

-Dominar as ferramentas principais de Blender.

-Introduzir o aluno ao levantamento arquitetónico em 3D a partir de planimetrias em Cad.

-Mostrar os passos necessários para recrear peças de cerâmica em 3D a partir de perfis.

-Edição e incorporação em ambientes 3D de modelos laser ou fotogramétricos.

-Difusão dos resultados mediante vídeo e renderizados.

DIRIGIDO A

-Estudantes dos cursos de História, História de Arte, Arqueologia, Belas Artes, Humanidades, Antropologia, Arquitetura…

-Estudantes de mestrado em Arqueologia, Pré-história, Património, Restauração, Paleoantropologia, Arquitetura…

-Estudantes de Bacharelato e qualquer pessoa interessada no el tema da virtualização do Património Arqueológico e Histórico-Artístico.

AVALIAÇÃO

Director del Curso: Pablo Serrano Basterra, Licenciado em Direito e Especialista Universitário em  Virtualização do Património

Teléfono de contacto: 635728916

E-mail: pabloserranobasterra@gmail.com

Ponentes: Pablo Serrano Basterra, Licenciado em Direito e Especialista Universitário em  Virtualização do Património, Luís Campos Paulo, Mestre em Arqueologia Medieval (islâmica), Pós-graduado em Museologia e especialização em Antropologia Física. Iván Díaz San Millán, Mestre em Arqueologia e Prehistoria (UC).

A avaliação será contínua e formativa.

Ter-se-á em contra o trabalho realizado ao longo de todo o curso, os exercícios solicitados e realizados, assim como a participação nos fóruns da plataforma.

Para concluir o curso só será necessário realizar as atividades estabelecidas como

Programa

30 horas

-Reconstrução 3D do patrimônio. Introdução à interface do Blender.

-Criação e edição objetos (I).

-Criação e edição objetos (II)

-Textura e objetos materiais.

-Iluminação e renderização.

-Efeitos especiais.

 

Profesorado

Director del Curso:

Pablo Serrano Basterra, Licenciado em Direito e Especialista Universitário em  Virtualização do Património

Ponentes:

Pablo Serrano Basterra, Licenciado em Direito e Especialista Universitário em  Virtualização do Património

Luís Campos Paulo, Mestre em Arqueologia Medieval (islâmica), Pós-graduado em Museologia e especialização em Antropologia Física

Iván Díaz San Millán, Mestre em Arqueologia e Prehistoria (UC).

Finalidad

Apresentamos o curso “Introdução ao Blender para a reconstrução virtual do património”, totalmente em português (dirigida ao mercado português e brasileiro). Neste curso vamos introduzir os estudantes ao uso do software de desenho 3D Blender, livre e gratuito, com o qual se aprenderá a desenhar e a levar a cabo reconstruções virtuais em 3D de contextos, edifícios e objetos históricos. Explicaremos passo a passo a criação e edição de objetos, a sua texturização, a disposição de luz e câmara e o renderizado de imagens e animações foto-realistas. Tudo isto permitirá ao aluno dispor das ferramentas e conhecimentos básicos para realizar hipóteses construtivas de grande qualidade dos seus projetos, que constituíram uma ferramenta importante para a investigação e difusão patrimonial.

Requisitos de acceso

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS

– Dispor de una conexão a Internet adequada por ADSL ou similar (sendo preferível a conexão por cabo a sistemas WiFi ainda que isso não é determinante).

– Ter um PC ou portátil que disponha de dispositivos de áudio e vídeo, necessitamos de uma câmara de vídeo e um microfone que funcionem corretamente.

– Requisitos mínimos do PC: 32 bit dual core 2Ghz CPU; 2 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica de 256MB. Requisitos recomendados do PC:64 bit quad core CPU; 8 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica Nvidia 1GB RAM.

– Ter uma conta de correio Gmail e um perfil no Google +. Aliás, no início do curso, o participante deve de se certificar de que o seu sistema de videoconferência (Hangout) no Google + funciona corretamente.​

– Para el correcto funcionamiento de las aplicaciones 3D en general (y de Blender en particular), se recomienda cotejar las capacidades de nuestro PC con los requerimientos que se expresan en este enlace: https://www.blender.org/download/requirements/

Información académica

METODOLOGÍA

 -Trabalho em linha individual e/ou cooperativo. Prático e ativo. Através da leitura e visualização do material alojado na plataforma.

-Acompanhamento tutorial personalizado em atividades concretas para aprender ativamente e com fundamento os temas estabelecidos.

-Acompanhamento diário mediante estratégias de comunicação personalizadas.

Serviço de apoio académico sempre que necessário durante a duração do curso.

-O curso é constituído de 30 horas que se estenderam durante três semanas via e-Learning.

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