En desarrollo

Matrícula ordinária: 110 € Personas interessadas.

Matrícula reduzida: 100 € Membros da comunidade universitária da UBU.

Modalidad y calendario

MODALIDAD ONLINE Formación online a través de la Plataforma UBUvirtual

  • Fecha inicio:
    03/07/2018
  • Fecha fin:
    22/07/2018

Objetivos

  • Permitir ao aluno aprofundar os conceitos relativos à fotogrametria.
  • Mostrar ao aluno como abordar projetos complexos que implicam a realização de muitas nuvens de pontos e de como fazer a sua gestão ordenada.
  • Ensinar a utilizar Python Photogrammetry Toolbox e Meshlab como alternativas para a realização de nuvens de pontos, malhas e texturas.
  • Introduzir o aluno às ferramentas de pós-processo dos modelos fotogramétricos, fundamentalmente de Blender, que nos permitem otimizar a geometria dos mesmos, fechar de forma manual ocos que não se tenham podido criar na malha originar, etc.
  • Mostrar de forma extensa como levar a cabo a retopología de distintos modelos 3D e o bakeado das texturas originais sobre os novos modelos, permitindo deste modo reduzir de forma lógica a geometria das nossas peças e prepara-las para o seu uso em múltiplas aplicações.

 Dirigido a:

  • Estudantes dos cursos de História, História de Arte, Arqueologia, Belas Artes, Humanidades, Antropologia, Arquitetura…
  • Estudantes de mestrado em Arqueologia, Pré-história, Património, Restauração, Paleoantropologia, Arquitetura…
  • Estudantes de Bacharelato e qualquer pessoa interessada no el tema da virtualização do Património Arqueológico e Histórico-Artístico.

Programa

30 horas

  • Estratégias para a realização de projetos complexos.
  • Alternativas para a criação de modelos 3D: PPT e Meshlab.
  • Pós-processamento de modelos fotogramétricos I.
  • Pós-processamento de modelos fotogramétricos II. Retopología y bakeado.

Profesorado

Director del Curso:

Luis Campos Paulo, Mestre em Arqueologia Medieval (islâmica), Pós-graduado em Museologia e especialização em Antropologia Física

Ponentes:

Pablo Serrano Basterra, Licenciado em Direito e Especialista Universitário em  Virtualização do Património

Luís Campos Paulo, Mestre em Arqueologia Medieval (islâmica), Pós-graduado em Museologia e especialização em Antropologia Física

Iván Díaz San Millán, Mestre em Arqueologia e Prehistoria (UC).

Finalidad

Apresentamos a primeira edição do curso avançado de “Fotogrametria Digital e o seu uso no Património”. Neste curso aprofundaremos o uso da fotogrametria digital aplicada à documentação 3D do património. Partindo de uma base de conhecimentos de fotogrametria (Agisoft Photoscan) e de desenho 3D (Blender) abordaremos a realização de projetos complexos, mostraremos alternativas como

Python Photogrammetry Toolbox, Meshlab e Smart 3D Capture, para a criação de nuvens de pontos, malhas e texturas. Estudaremos ferramentas de pós-processo para melhorar e otimizar os nossos modelos, explicando extensamente o processo de retopologia e bakeado.

Acreditamos que este curso pode ser muito interessante para aqueles que já utilizam a fotogrametria como técnica básica para a documentação 3D do património, porque os ajudará a melhorar os seus trabalhos e os dotará de mais ferramentas para levá-los a cabo.

Requisitos de acceso

– Dispor de uma conexão à Internet adequada por ADSL ou similar (sendo preferível a conexão por cabo a sistemas WiFi, ainda que isso não é determinante).

– Ter um PC ou portátil que disponha de dispositivos de áudio e vídeo, necessitamos de uma câmara de vídeo e um microfone que funcionem corretamente.

– Requisitos mínimos do PC: 32 bit dual core 2Ghz CPU; 2 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica de 256MB. Requisitos recomendados do PC:64 bit quad core CPU; 8 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica Nvidia 1GB RAM.

– Ter uma conta de correio Gmail e um perfil no Google +. Aliás, no início do curso, o participante deve de se certificar de que o seu sistema de videoconferência (Hangout) no Google + funciona corretamente.​

Solicita más información

Completa el siguiente formulario para recibir más información sobre nuestros cursos.