Abierto plazo de inscripción

Matrícula ordinária:  110 € Pessoas interessadas.

Matrícula reduzida: 100 € Membros da comunidade universitária da UBU.

Modalidad y calendario

MODALIDAD ONLINE Formación online a través de la Plataforma UBUvirtual

  • Fecha inicio:
    19/06/2018
  • Fecha fin:
    08/07/2018

Objetivos

Objetivos del Curso:

  • Permitir o aluno aprofundar o seu conhecimento de Blender e suas ferramentas (efeitos especiais, editor de vídeos, pós-processamento, etc.) e de aplicações complementares (MakeHuman, Instant Meshes).
  • Mostrar os passos necessários para obter um modelo digital de terreno e nele incluir as nossas reconstruções a partir de dados LIDAR e ortofotos.
  • Ensinar o aluno ao método de aproximação ou reconstrução facial em 3D.
  • Realizar bakeados das nossas cenas e modelos 3D para permitir a sua correcta exportação para visores web e outros softwares.
  • Mostrar como podemos incluir os nossos modelos 3D em vídeos reais graças à técnica de camera tracking.
  • Ensinar a técnica de recriação de uma estratigrafía arqueológica em 3D de forma que possamos, graças ao Blender, fazer uma escavação reversível virtualmente.

 

METODOLOGÍA

 

  • Trabalho em linha individual e/ou cooperativo. Prático e ativo. Através da leitura e visualização do material alojado na plataforma.
  • Acompanhamento tutorial personalizado em atividades concretas para aprender ativamente e com fundamento os temas estabelecidos.
  • Acompanhamento diário mediante estratégias de comunicação personalizadas.
  • Serviço de apoio académico sempre que necessário durante a duração do curso.
  • O curso é constituído de 30 horas que se estenderam durante três semanas via e-Learning.

 

Dirigido a:

-Estudantes dos cursos de História, História de Arte, Arqueologia, Belas Artes, Humanidades, Antropologia, Arquitetura…

-Estudantes de mestrado em Arqueologia, Pré-história, Património, Restauração, Paleoantropologia, Arquitetura…

-Estudantes de Bacharelato e qualquer pessoa interessada no el tema da virtualização do Património Arqueológico e Histórico-Artístico.

Programa

30 horas

  1. -Reconstrução virtual do património… e mais.
  2. -Criação de paisagens e envolventes realistas.
  3. -Utilização avançada do Blender para a recriação.
  4. -Camera tracking.

Profesorado

Director del Curso:

Pablo Serrano Basterra, Licenciado en Derecho y Especialista Universitario en la Virtualización del Patrimonio.

Ponentes:

  • Pablo Serrano Basterra, Licenciado en Derecho y Especialista Universitario en la Virtualización del Patrimonio
  • Luis Campos Paulo, Máster en Arqueología Medieval (UNL)
  • Iván Díaz San Millán, Máster en Arqueología y Prehistoria (UC)

Finalidad

Apresentamos a primeira edição do Curso Avançado de Blender aplicado ao património arqueológico e histórico. Neste curso aprofundaremos as possibilidades que nos oferece o Blender – com a ajuda, em certas ocasiões, de outros softwares complementares- para recriar envolventes realistas das nossas reconstruções, reconstruir de forma virtual rostros a partir de crânios, incluir modelos 3D dentro de vídeos reais ou recriar estratigrafias arqueológicas para fazer virtualmente uma escavação reversível. Igualmente serão mostradas outras ferramentas que nos irão ajudar a ter um maior e mais completo controlo do Blender e, assim, poder levar a cabo projetos mais completos e atractivos.

Requisitos de acceso

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS

– Dispor de una conexão a Internet adequada por ADSL ou similar (sendo preferível a conexão por cabo a sistemas WiFi ainda que isso não é determinante).

– Ter um PC ou portátil que disponha de dispositivos de áudio e vídeo, necessitamos de uma câmara de vídeo e um microfone que funcionem corretamente.

– Requisitos mínimos do PC: 32 bit dual core 2Ghz CPU; 2 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica de 256MB. Requisitos recomendados do PC:64 bit quad core CPU; 8 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica Nvidia 1GB RAM.

– Ter uma conta de correio Gmail e um perfil no Google +. Aliás, no início do curso, o participante deve de se certificar de que o seu sistema de videoconferência (Hangout) no Google + funciona corretamente.​

– Para el correcto funcionamiento de las aplicaciones 3D en general (y de Blender en particular), se recomienda cotejar las capacidades de nuestro PC con los requerimientos que se expresan en este enlace: https://www.blender.org/download/requirements/

Información académica

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e formativa.

Ter-se-á em contra o trabalho realizado ao longo de todo o curso, os exercícios solicitados e realizados, assim como a participação nos fóruns da plataforma.

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