Cursos UBUAbierta - A documentação gráfica em Arqueología. V Edição (Online)

Tipo de evento: Curso

13 febrero - 11 marzo 2018

FOTOA documentação gráfica em Arqueología

A documentação gráfica em Arqueología

Apresentamos o curso “A documentação gráfica em arqueologia”, na qual o aluno poderá adquirir os conhecimentos básicos para realizar uma correcta documentação gráfica de carácter científico, partindo das técnicas tradicionais do desenho à mão de peças arqueológicas até à sua digitalização com software livre (blender, inskape…) ou as últimas técnicas de fotogrametría focadas na documentação do registo arqueológico…Do mesmo modo o aluno aprenderá as destrezas básicas da fotografía digital aplicada à documentação do Patrimonio Arqueológico.

OBJETIVOS

-Familiarizar o aluno com os conceitos e métodos tanto tradicionais como actuais da documentação gráfica durante o processo de excavação arqueológica.

-Introduzir o aluno no domínio das convencões do desenho dos diferentes materiais arqueológicos: cerámica, restos ósseos, vidros, metais…

-Dotar os alunos dos conceitos básicos do desenho arqueológico a partir da implementação de software livre: blender, inskape…que permitem a digitalização dos desenhos arqueológicos.

-Introduzir o aluno nas técnicas básicas da fotografía que lhe permita uma adequada documentação gráfica tanto no trabalho de campo como de laboratório.

-Dotar o aluno dos conceitos básicos das novas técnicas fotogramétricas.

DIRIGIDO A

-Estudantes dos cursos de História, História de Arte, Arqueologia, Belas Artes, Humanidades, Antropologia, Arquitetura…

-Estudantes de mestrado em Arqueologia, Pré-história, Património, Restauração, Paleoantropologia, Arquitetura…

-Estudantes de Bacharelato e qualquer pessoa interessada no el tema da virtualização do Património Arqueológico e Histórico-Artístico.

 

REQUISITOS TÉCNICOS RECOMENDADOS

- Dispor de una conexão a Internet adequada por ADSL ou similar (sendo preferível a conexão por cabo a sistemas WiFi ainda que isso não é determinante).

 - Ter um PC ou portátil que disponha de dispositivos de áudio e vídeo, necessitamos de uma câmara de vídeo e um microfone que funcionem corretamente.

 - Requisitos mínimos do PC: 32 bit dual core 2Ghz CPU; 2 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica de 256MB. Requisitos recomendados do PC:64 bit quad core CPU; 8 GB de RAM; rato e teclado; placa gráfica Nvidia 1GB RAM.

 - Ter uma conta de correio Gmail e um perfil no Google +. Aliás, no início do curso, o participante deve de se certificar de que o seu sistema de videoconferência (Hangout) no Google + funciona corretamente.

  - Para el correcto funcionamiento de las aplicaciones 3D en general (y de Blender en particular), se recomienda cotejar las capacidades de nuestro PC con los requerimientos que se expresan en este enlace: https://www.blender.org/download/requirements/

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e formativa.

Ter-se-á em contra o trabalho realizado ao longo de todo o curso, os exercícios solicitados e realizados, assim como a participação nos fóruns da plataforma.

Para concluir o curso só será necessário realizar as atividades estabelecidas como obrigatórias.

 

METODOLOGÍA

-Trabalho em linha individual e/ou cooperativo. Prático e ativo. Através da leitura e visualização do material alojado na plataforma.

-Acompanhamento tutorial personalizado em atividades concretas para aprender ativamente e com fundamento os temas estabelecidos.

-Acompanhamento diário mediante estratégias de comunicação personalizadas.

Serviço de apoio académico sempre que necessário durante a duração do curso.

O curso é constituído de 30 horas que se estenderam durante três semanas via e-Learning.

PROGRAMA

-AS CONVENÇÕES DO DESENHO DE MATERIAIS ARQUEOLÓGICOS.

-A DIGITALIZAÇÃO DO DESENHO ARQUEOLÓGICO.

-O DESENHO DE CAMPO. DOCUMENTAÇÃO FOTOGRAMÉTRICA.

-A FOTOGRAFÍA DIGITAL EM ARQUEOLOGIA.

DIRECTOR DEL CURSO

  • Adrián Carretón, Licenciado em História e Máster em Profesorado de Secundaria e Bacharel especialidade Ciências Sociais.

 

PONENTES

  • Pablo Serrano Basterra, Licenciado em Direito e Especialista em virtualização do Patrimonio
  • Luis Campos Paulo, Mestre em Arqueologia (Universidade de Évora)
  • Iván Díaz San Millán, Mestre em Arqueologia e Pré-história (UC).
  • Adrián Carretón, Licenciado em História e Máster em Profesorado de Secundaria e Bacharel especialidade Ciências Sociais.

 

CALENDARIO

FECHA INICIO PREVISTO: 13 de febrero de 2018

FECHA FINALIZACIÓN CURSO: 11 de marzo de 2018

Nº HORAS PREVISTO: 30 horas

 

MATRÍCULA

ORDINARIA: 110€

REDUCIDA (miembros de la comunidad universitaria UBU): 100€